Seminário: Universidade Cultura e Sociedade

O Seminário Universidade Cultura e Sociedade – cidades criativas, territórios inteligentes é uma iniciativa do Núcleo de Ação Cultural da USCS, em parceria com o Grupo de Pesquisa do CNPq: Estratégias Projetais em Territórios Urbanos / degradados e portuários, e Instituto Som da Língua. Esta atividade que se encontra em sua 7ª edição, nesta oportunidade integra a programação da Conferência Internacional CIDADE 4.0 e tem por objetivo apresentar um panorama das configurações dos territórios e as novas experiências urbanas diante dos cenários estimulados pelas redes e sistemas estratégicos.

O conceito Smart City como ferramenta do conglomerado de inteligências tecnológicas oriundo da relação local e global tem possibilitado o surgimento de estratégias e diretrizes para os territórios, fortalecendo valores materiais e imateriais, político, social, econômico e cultural das cidades.

Nesta edição o Seminário Universidade Cultura e Sociedade pretende promover os debates em formato de painéis, visando apontar possibilidades de construção e fundamentos para estabelecer uma relação entre as cidades atuais, estas caracterizadas pelos aspectos culturais conectados a partir da implantação de infraestruturas, por sua vez, capazes de modificar o espaço urbano, possibilitando a reinvenção de territórios complexos.

ATIVIDADES:

TED – TECNOLOGIA, ENTRETENIMENTO E DESIGN
Inicio: 14:00 horas
Apresentação e acolhida aos convidados – 15´

14h15min. | Tecnologia

Tecnologia prá que te quero! – 15´

Lee Araújo
Developer, Webmaster, com foco em UX (User Experience).  Analista de sistemas formada pela Universidade Mackenzie em São Paulo (2004) – Brasil, Pós graduada (MBA) em Engenharia de Software pela FIAP – São Paulo – Brasil.
14h30min. | Entretenimento e Cia – dança contemporânea

Êxodo  -15´

Sinopse: Êxodo. Caminho, passagem, trajetória.  O que interessa não é a direção ou o ponto de chegada, mas a jornada. O caminho denuncia  escolhas, superações e fracassos.  Trajetória concreta, ora abstrata espiritual, ora quântico-físicas. Partidas e chegadas.

Ficha técnica:
Direção e Coreografia: Edgar Dias | Produção: Josie Berezin  | Iluminação: Alexandre Zullu | Cenografia: Telma Dias | Sonoplastia: Arthur Vellado Elenco: Camila Freitas, Israel Plinio, Josie Berezin, Livio Lima, Lucas Barbugiani e Maria Alina Corsi

 

14h45min. | Design

Economia Criativa e Incubadoras de Desenvolvimento Territorial – 15´

Glaucia Cristina Garcia
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), Pesquisadora desde 2013 no Laboratório de Estratégias Projetais (Labstrategy – Mackenzie) com o tema: ;Impulsos econômicos na estruturação do território urbano de Dharavi na Índia" (2016).


15:00h. às 15h15min.  – Intervalo café

15h15min. | Painel

Cidades Criativas – Territórios Inteligentes

Ph.d Arquiteto e Urbanista Carlos Andrés Hernández Arriagada – 15´
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2012), com a Tese: Estratégias Projetais Aplicadas no Território Portuário de Santos & quot;. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2004), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (2000), Pesquisador e Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Arquitetura e Urbanismo. Ex-Coordenador de Relações Inter-Institucionais (2016) e responsável pelo Laboratório de Estratégias Projetais [ LABSTRATEGY ] Com os temas de atuação: Estratégias Projetais / Requalificação de Cidades Portuárias e Projetos Urbanos em Zonas Degradadas. Colaborador na Emissão de Parecer de para Orientar Decisões da FAPESP e FAPDF.

Prof. Msc. Carlos Murdoch Fernandes Arquiteto e Urbanista – 15´
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ (1990) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente leciona na Universidade Estácio de Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro (pós graduação) e na Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, meio-ambiente, bioclimatismo, eficiência energética, arquitetura moderna brasileira, história, teoria, edifícios comerciais, interiores corporativos e design de mobiliário. Atua no mercado através do escritório Murdoch e Sodré Arquitetos Associados com ênfase em projetos de pequeno e médio porte (comerciais, educacionais e residenciais) e consultorias relativas à eficiência energética e sustentabilidade nas edificações.

Prof. Dr. Aristogiton Moura – 15´
Consultor internacional em Ciências e Técnicas de Governo, formado por Carlos Matus da Fundação Altadir. Na Fundação Altadir atuou como professor, consultor, monitor e coordenador dos cursos, seminários, consultorias, assessorias e eventos realizados no Brasil e na América Latina.

O trabalho da Fundação Altadir consiste em elevar a capacidade de governos e gestão superior das organizações, através de investimentos em capacitação, organização e reforma de sistemas de governo.  As bases teóricas são fundadas em planejamento estratégico situacional, teoria das macro organizações e sistemas de alta direção, que se traduzem em métodos, processos e sistemas de propriedade intelectual, desenvolvidos pelo Prof. Carlos Matus Romo.

Prof. Dr. Francisco Comaru – 15´
Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1992); Mestre pela Escola Politécnica da USP (1998), Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2004). Foi Affiliate Academic na Universidade de Londres (2011), Visiting Scholar na Organização Internacional do Trabalho, Genebra (2011) e Volunteer na Organização Mundial da Saúde, Genebra (2011), instituições onde realizou pesquisa de pós doutorado, como bolsista do CNPq.  Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do ABC.

Orientador de mestrado e doutorado do Programa de pós graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. É colaborador do LABHAB FAUUSP, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos do CEPEDOC – Centro de Estudos e Documentação em Cidades Saudáveis da FSP USP e integrante do Grupo de Estudos Crise Urbana, Justiça Espacial e o Direito a Cidade do IEA USP.  Assessor científico da FAPESP, consultor ad-hoc da CAPES e parecerista de periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência acadêmica e profissional em assessoria a governos e movimentos sociais, planejamento e gestão urbana e ambiental e políticas de habitação. Realiza pesquisas, atividades de ensino e extensão nos temas: políticas urbanas; áreas centrais metropolitanas; saúde pública; educação popular e ambiental; políticas públicas territoriais e trabalho decente.

Prof. Joaquim Celso Freire – mediação
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1982), mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) desenvolvendo estudo sobre Gestão Participativa e mestre em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2002).  É professor de Administração na USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul desde 1985, onde ocupou o cargo de Pró-Reitor de Extensão de 01/08/2000 a 01/03/2013. Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Tem experiência na área de administração atuando principalmente nos seguintes temas: recursos humanos, administração geral, gestão participativa e estratégia. Experiência, ainda, em gestão acadêmica, gestão de programas de extensão, gestão de ações de comunicação e cultura. Tem livros publicados nas áreas de literatura (prosa e poesia) e de políticas públicas.

16h15min. | Debate